RESULTADOS E DISCUSSÕES: Uma análise fílmica
Resumo
O presente resumo é resultado parcial da pesquisa Educação e Governo da Infância: procedimentos estéticos e éticos no cinema. Tem como objetivo desenvolver estudos e análises de filmes na tentativa de se perceber os procedimentos estéticos e as formas de governo da conduta da infância. A metodologia se baseia por meio de levantamento bibliográfico, leitura, fichamento, construção de artigos científicos e participação em eventos. O cinema possui diversas significações, ao mesmo tempo em que é visto como uma indústria de mercado é reconhecido, como uma obra de arte. E como toda obra de arte tem o direito de ser apreciada e analisada. Nesta perspectiva um dos resultados da pesquisa se deu por meio de analises fílmicas. Um dos filmes analisados foi a “Invenção de Hugo Cabret”, produzido em 2011 pelo cineasta hollywoodiano Martins Scorsese, considerado um dos grandes diretores de cinema dos Estados Unidos, principalmente por que seus filmes retratam temas de grande profundidade. O ator principal do filme é o menino Hugo Cabret, um personagem fictício, usado para dar sentido, sabor e magia a história, que retrata a trajetória de um menino órfão, que luta para consertar um autômato, robô deixado por seu pai. Ele acreditava que conectando o robô obteria mensagens deixadas por seu pai, as quais poderiam dar um novo sentido à sua vida. Mas ele acaba por desvendar uma história há muito esquecida sob os escombros da Primeira Guerra Mundial, a história de George Melliès, o primeiro ficcionista do cinema, um mágico ilusionista que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do cinema. O filme inspira-se em uma história real, mas continua sendo uma ficção, pois a forma de contá-la pode acontecer sob diversas maneiras, de acordo com a opinião do produtor. A análise fílmica do filme “A invenção de Hugo Cabret”, teve como objetivo expor os procedimentos estéticos cinematográficos e alguns conceitos básicos para se entender a linguagem do cinema, como também uma abordagem da infância, tão presente no filme. Agradeço a oportunidade de ter sido bolsita Pibic. Hoje compreendo que o cinema nos possibilita diversas abordagens, principalmente no que diz respeito a formação da criança e do adolescente. Por meio dele, podemos formar cidadãos críticos, em relação a sociedade. Minha monografia tem como tema “A Importância da estética na formação da criança e do adolescente a partir do cinema”. Foi inspirado por este projeto de pesquisa.
PALAVRAS CHAVES: Cinema. Infância. Educação.