APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A FILOSOFIA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA
Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa. Filosofia. Autonomia do Pensamento. Formação do PedagogoResumo
A presente pesquisa trata da relação entre aprendizagem significativa, a filosofia e autonomia do pensamento na formação do pedagogo. Essas questões inquietam os pesquisadores pois, mediante os documentos legais, que regem a formação e atuação do pedagogo, este profissional é responsável pelo trabalho pedagógico em espaços escolares e não escolares. Destarte, se torna importante pesquisar “Quais são as contribuições da aprendizagem significativa e da filosofia para a construção da autonomia?”. Dessa forma, apresentar as contribuições do trabalho do pedagogo com a filosofia pela aprendizagem significativa para a autonomia do pensamento é nosso objetivo geral. Para tanto discutir-se-á sobre a teoria da filosofia, da aprendizagem significativa e do processo de construção da autonomia do pensamento. Bem como, analisar-se-á a formação do pedagogo para o trabalho com a filosofia, a pesquisa cientifica e as metodologias que favorecem o processo de ensinagem. A pesquisa seguirá o método materialismo histórico-dialético, que visa analisar os dados levando em conta a historicidade, crítica, totalidade e a contradição. Como metodologia valer-se-á da pesquisa bibliográfica em autores como Ausubel (1982), Alegro (2008), Praia (2000), Santos (2009), Kochhann e Moraes (2014), Demo (2006), Lipman (2001), Teles (2009), entre outros. A pesquisa também será empírica com aplicação de questionários mistos a professores de São Luís de Montes Belos e de outros lócus que no decorrer da pesquisa surgir necessidade ou oportunidade. Esta pesquisa se desenvolve com cinco subprojetos que visam alcançar os objetivos específicos. Almeja-se como principiais contribuições cientifica a elaboração de uma monografia no ano de 2014, para 2015 e uma para 2016. Além das produções cientificas para participação em eventos e publicações em revistas.