A IDENTIDADE DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE MEDIANTE OS MARCOS LEGAIS BRASILEIROS
Palavras-chave:
Formação de professores. Identidade do pedagogo. Espaços Escolares e Não escolaresResumo
Este projeto de extensão vincula-se ao GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade, da Universidade Estadual de Goiás, Campus de São Luís de Montes Belos. O tema central é a identidade do pedagogo. Essa temática surgiu a partir de projetos de pesquisa que constataram que o pedagogo tem sido formado para a sala de aula. Mediante a Resolução CNE/CP n. 01/2006, o pedagogo pode atuar nos espaços escolares e não escolares. Nesse interim o pedagogo está sendo formado com fragilidade mediante a Resolução. Afirmamos que se torna imprescindível discutir com os licenciandos em Pedagogia sobre sua formação e áreas de atuação. A identidade do pedagogo com base em Brzezinski (2011) é de unitas multiplex, ou seja, professor, gestor e pesquisador. O projeto se efetiva em duas fases. Uma das fases, que ocorre ao longo do ano, é pela metodologia de rodas de conversas, mesas redondas, mini cursos, oficinas, palestras e outras para licenciandos do Curso de Pedagogia nos Campi da UEG e de outras instituições de ensino superior. Outra fase, ocorre mais concentrado no período das inscrições para o vestibular, é pela visitação nas escolas de Ensino Médio, na cidade de São Luís de Montes Belos e região, com o intuito de divulgar o curso de Pedagogia, enquanto um curso que forma o professor, o gestor e o pesquisador, não se caracterizando enquanto um curso feminino e para dar aulas para crianças. Como produto acadêmico desse projeto de extensão, o grupo está em fase final, da organização de um manual didático-informativo, que será elaborado e entregado aos participantes nos debates. Com base no desenvolvimento do projeto de extensão, sentimos a necessidade de aprofundar os estudos e lançamos novo projeto de pesquisa e subprojetos para monografias.