OFICINAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Autores

  • Nilza Antônia da Silva Ázara

Palavras-chave:

, Ensino/aprendizagem de conteúdos matemáticos. Formação inicial docente. Oficina de matemática.

Resumo

Este projeto de extensão, desenvolvido em escola de tempo integral, envolvendo cerca de 250 crianças, objetivou mediar as crianças em sua relação com os saberes matemáticos e a aproximação entre a Universidade e a Escola de Educação Básica no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos por meio de oficinas matemáticas no contra turno; bem como na formação inicial dos acadêmicos do curso de pedagogia, que participaram como colaboradores nessa proposta. Como referencial teórico-metodológico seguiu as reflexões de Charlot (2000, 2001) sobre a aprendizagem as dificuldades de aprendizagem; D’Ambrósio (2009) sobre a etnomatemática e a prática docente para o ensino da matemática; Delgado (2011) e Finco (2011) sobre as concepções de criança e de infância. A partir das atividades desenvolvidas com as crianças, pôde-se observar que com a execução dos jogos e brincadeiras os alunos conseguiram uma melhor compreensão dos conteúdos de matemática; que as dificuldades de aprendizagem podem ser trabalhadas por meio de diferentes metodologias que estimulem seus alunos, com recursos que atendam seu processo de aprendizagem. Observou-se também aproximação entre a Universidade (professora e acadêmicos/as) e a escola de tempo integral, o que possibilitou contribuir com os acadêmicos em sua formação inicial.

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Publicado

2016-11-24