A SIMBOLOGIA DOS CONTOS DE FADAS: RETRATOS DE PERSONALIDADES SIMBÓLICAS REFLETIDAS NA VIDA DAS CRIANÇAS
Palavras-chave:
Simbologia, Literatura, criançasResumo
RESUMO: “Eu quero ser a princesa”. “Se você vai ser a princesa eu quero ser o príncipe.” “Não... eu vou ser a princesa!” “Eu quero ser a rainha, porque a rainha manda em todo mundo.” “Mas a princesa é muito mais bonita e fica com o príncipe no final.” Foi em meio a esta discussão que me vi presente e extremamente admirado e desafiado. Como professor de Língua Portuguesa e professor regente de uma sala multisseriada compostos por um 3º, um 4º e um 5º ano do Ensino Fundamental no povoado de Brasilândia, município de São Luis de Montes Belos, interior de Goiás, me vi instigado a refletir sobre o poder que os símbolos fantásticos trazem para a vida das crianças nesta fase do desenvolvimento do processo de leitura, escrita e produção. É necessário compreender que símbolos como: princesas, rainhas, reis, príncipes e bruxas trazem um peso significativo na compreensão de um conto ou de uma histórica contada. O contexto no qual a Escola Municipal Alfredo Nasser está inserida é recheado de causos sertanejos, contos de terror, histórias consideradas lendárias e repassadas culturalmente de pais para filhos e isso é significativamente viável quando queremos desenvolver um projeto de leitura, escrita e análise de símbolos.