LITERATURA INFANTIL E A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
Palavras-chave:
Criança. Imaginação. Fantasia. Educação Infantil.Resumo
O presente trabalho surgiu do projeto de extensão intitulado “Literatura Infantil e a arte de contar histórias orientado pela professora Selma Eliana, sendo uma parceria entre a Universidade Estadual de Goiás e a Secretária Municipal de Educação da cidade de São Luís de Montes Belos, Goiás. As atribuições é estimular o interesse pela literatura infantil e o gosto pela leitura entre as crianças da Educação Infantil, desenvolvendo por meio disso a oralidade e interatividade das crianças. Objetivar-se á o resgate da contação de histórias, pois segundo Abramovich (1997) ouvir histórias é viver um momento de gostosura, de prazer, de divertimento dos melhores. É encantamento, maravilhamento e sedução. O livro da criança que não lê é a história contada. Segundo Coelho (2000) para se contar histórias é preciso alguns requisitos como: organização e seleção da história respeitando a faixa etária, pois em cada etapa do desenvolvimento a criança modifica a sua interpretação e interação com a história contada; linguagem clara, correta e sem palavras rebuscadas; observar; avaliar; criar intervalos para estimular o imaginário; usar os recursos onomatopaicos e expressões; respeitar a imaginação que a criança produzirá mediante a leitura, motivando a atenção e admiração do ouvinte.Downloads
Publicado
2016-11-24