LETRAMENTO E ESCRITA: um estudo de caso

Autores

  • Amanda Moreira Tavares

Palavras-chave:

Autobiografia. Equívocos. Estigmatização. Taxonomia.

Resumo

A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso. Inicia-se com um estudo da evolução da escrita com o passar dos anos, a aquisição da tecnologia do escrever por meio da alfabetização e do letramento, discutindo essa aquisição através da interpretação de uma autobiografia redigida por um reeducando não escolarizado, com foco na taxonomia de equívocos em consonância com a norma gramatical e a articulação da fala, de modo que esta taxonomia é analisada enquanto marcas de um processo de letramento. Geralmente, esses equívocos se dão pela ocorrência de escritos que tentam “imitar” a articulação da fala. Esta pesquisa pode contribuir na discussão a respeito de formas linguísticas presentes na grafia de adultos, considerando a análise dos diferentes conceitos apresentados por estudiosos que já refletiram sobre o tema num outro ambiente diverso do escolar, que é uma unidade prisional. Nessa perspectiva, o estudo se desenvolve a partir de um olhar atento para a dupla marginalização. Inicialmente, por ter sido negado ao reeducando o direito ao acesso à escrita e, consequentemente, ter ficado à margem desse conhecimento e do que isso representa numa sociedade grafocêntrica. Em segundo, por ocupar um espaço historicamente estigmatizado.

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Publicado

2017-01-20