O olhar que se educada no “Encontro Encantado”

Autores

  • Thays Mendes Mendes

Palavras-chave:

Cinema. Infância. Educação.

Resumo

Propõe-se abordar as experiências relativas ao projeto  “Cinema e Infância: a educação do olhar” desenvolvido na Universidade Estadual de Goiás/Câmpus de São Luís de Montes Belos e na Escola Municipal São Vicente, enfatizando a importância de se cultivar e desenvolver a formação crítica, ética e estética no aluno, por meio de conhecimentos cinematográficos: visionamento, literacia fílmica e estudos conceituais, que têm a capacidade de ampliar a formação simbólica, a sensibilidade, percepção e os conhecimentos (históricos) sobre a vida. Contribui com a formação das bolsistas de iniciação à docência que executam o projeto. Por meio deste, desenvolve-se metodologias e materiais pedagógicos utilizadas na formação dos educandos, com a participação mutua entre os docentes e discentes da instituição de ensino, com o objetivo de garantir-se um aprendizado de qualidade, crítico e libertador, instigado simultaneamente a partir da relação de identificação com o cinema e do debate coletivo entre os pares e educadores. O cinema é considerado a arte de contar histórias e de narrar sobre a vida por meio de imagens, luz e som. Na escola, o seu papel educador é potencializado na medida que possibilita a reflexão coletiva, a troca de ideias e relações compartilhadas na perspectiva do ato criativo.

Downloads

Publicado

2017-01-24