PESQUISA: EDUCAÇÃO E CINEMA: GOVERNO DA INFÂNCIA, PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS E ÉTICOS
Palavras-chave:
Educação. Cinema. Governo. Infância.Resumo
A pesquisa Educação e cinema: governo da infância, procedimentos estéticos e éticos,inscrito na PrP/UEG/2012-2015 é um subprojeto do projeto “Guarda-Chuva”: “Arte, Psicanálise e
Educação: Procedimentos Estéticos no Cinema e as Vicissitudes da Infância”, que congrega as
Universidades Federal de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Universidade Estadual de
Goiás e Universidade de Brasília. O mesmo é inscrito no Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, como “Grupo de
Estudos e Pesquisa: Educação, Infância, Arte e Psicanálise” (Gepeiap/Cnpq/Brasil). As problemáticas
dos dois projetos se aproximam e se inter-relacionam (cinema, infância e educação), diferenciando-se
em relação ao modelo teórico e metodológico de análise das concepções e representações sobre a
infância presentes na filmografia, bem como em relação à análise dos procedimentos estéticos
concebidos pelos diretores e produtores de cinema, por meio dos recursos de linguagem. A pesquisa
visou desenvolver estudos e análises de filmes, na perspectiva de perceber as formas de governo da
infância (FOUCAULT, 2008) e suas vicissitudes presentes no cinema, cujas representações são
resultados de processos criativos (BERGALA, 2007) ou procedimentos estéticos e éticos.
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Publicado
2017-01-20