A IDENTIDADE DOCENTE NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS: algumas análises

Autores

  • Ândrea Carla Machado de Moraes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Kochhann Kochhann Kochhann UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Palavras-chave:

Identidade Docente. Curso de Pedagogia. Currículo.

Resumo

O presente resumo expandido é reflexo de uma pesquisa de mestrado que investigou o
currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, do ano de 2009, buscando
compreender qual a identidade docente que o mesmo propõe formar. A pesquisa foi qualitativa,
bibliográfica e documental. A identidade do(a) pedagogo(a) sé normatizada pela Resolução CNE/CP
n.01/2006, que tem a docência como base dessa identidade. A docência é apresentada como
trabalho concreto ultrapassando as barreiras da sala de aula, sendo uma docência ampliada. Nessa
concepção, a(o) pedagoga(o) se caracteriza como professor, gestor e pesquisador. O currículo pode
apresentar elementos constitutivos para a formação inicial que podem favorecer o trabalho concreto
em sua atuação. Não apenas o currículo constitui a identidade docente, mas enquanto currículo vivo,
político, cultural, ideológico, etc, influencia de maneira significativa.

Downloads

Publicado

2017-01-20