PERSPECTIVAS EDUCATIVAS EM TEMPOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS: CONEXÕES ENTRE ESPAÇO, CONHECIMENTO E DESAFIOS

Autores

  • Sara Neves Bernardes Romanowski Romanowski Universidade Federal de Goiás Autor
  • Gislaine Cristina Luiz Universidade Federal de Goiás Autor

Palavras-chave:

Educação Climática; BNCC; Mudança Climática.

Resumo

Este estudo analisou a implementação da educação climática no Ensino Fundamental em Goiás, destacando os impactos da BNCC nas disciplinas de Geografia e Ciências. Os resultados revelam que, apesar da presença de conteúdos de Climatologia, a Geografia tem perdido espaço na abordagem do tema. Isso ressalta a necessidade de uma proposta pedagógica integrada que promova a interdisciplinaridade, amplie a compreensão dos fenômenos atmosféricos e fortaleça a consciência sobre desigualdades socioespaciais e desafios das mudanças climáticas. 

Publicado

2025-10-15

Edição

Seção

B. Questões Ambientais, Mudanças Climáticas e Ecologia Política