A BNCC DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS RURAIS:
UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS CONTRADIÇÕES PRESENTES NAS REALIDADES EDUCACIONAIS DO MEIO RURAL NO MUNICÍPIO DE GOIÁS
Palavras-chave:
Geografia;, BNCC;, Educação do/no Campo;, Desafios.Resumo
Este trabalho analisa as contradições enfrentadas pelas escolas rurais na aplicação da BNCC no ensino de Geografia, do 6.º ao 9.º ano, no município de Goiás. A pesquisa destaca os desafios de
implementar diretrizes curriculares padronizadas em contextos com realidades específicas, apontando a necessidade de políticas que respeitem as particularidades do campo. O estudo defende
adaptações curriculares, melhorias na infraestrutura e formação contínua dos professores. Além disso, critica o aumento do controle político-ideológico sobre a prática docente e a falta de atenção da BNCC às especificidades das escolas rurais.
Downloads
Publicado
2025-10-15
Edição
Seção
H. Escola, Relações de Poder, Ensino e Formação Docente