A BNCC DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS RURAIS:

UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS CONTRADIÇÕES PRESENTES NAS REALIDADES EDUCACIONAIS DO MEIO RURAL NO MUNICÍPIO DE GOIÁS

Autores

  • Maria Aparecida da Silva Santos Martins Universidade Estadual de Goiás , Universidade Estadual de Goiás Autor
  • Carolina Gomes de Jesus Universidade Federal de Jataí Autor
  • Ronaldo dos Santos Martins Universidade Estadual de Goiás Autor

Palavras-chave:

Geografia;, BNCC;, Educação do/no Campo;, Desafios.

Resumo

Este trabalho analisa as contradições enfrentadas pelas escolas rurais na aplicação da BNCC no ensino  de Geografia, do 6.º ao 9.º ano, no município de Goiás. A pesquisa destaca os desafios de 
implementar diretrizes curriculares padronizadas em contextos com realidades específicas, apontando  a necessidade de políticas que respeitem as particularidades do campo. O estudo defende 
adaptações curriculares, melhorias na infraestrutura e formação contínua dos professores. Além disso,  critica o aumento do controle político-ideológico sobre a prática docente e a falta de atenção da BNCC às especificidades das escolas rurais. 

Publicado

2025-10-15