AIRÁBEJI DE XANGÔ

Autores

  • Frederico Mael Silva Marques Bueno Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Resumo

O cinema documental aborda a imagética do culto de Xangô com base na ritualização do sincretismo religioso brasileiro que incorpora em seu conteúdo histórico, a resistência da cultura africana no Brasil, submersa ao modelo escravista como forma proibida de afirmação de sua identidade cultural. Discutimos as relações do cinema documental como método e técnica de observação na pesquisa de campo e sua função heurística na representação da história. A partir do método etnográfico, construímos a imagem dos descendentes de santo e sangue do Babalorixá Joaquim de Xangô e seu imaginário na expressão do cinema documental, como forma de produção do conhecimento.

Biografia do Autor

  • Frederico Mael Silva Marques Bueno, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
    Cursando: Bacharelado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011-2). Graduação: Licenciatura em História pela Universidade Católica de Goiás (2009) no qual foi bolsista de iniciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011), no qual foi bolsista pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Tem experiência na área de História e Cinema Documental, preservação, restauração e guarda de acervos audiovisuais.

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