AS DIFICULDADES E OS CAMINHOS PERCORRIDOS PELO ENSINO DE HISTORIA NO BRASIL
Resumo
Elza Nadai (1986) chamava a atenção para o quadro de desmotivação vivenciado em salas de aula de História por alunos e professores. O presente trabalho pretende discutir as causas do pouco interesse por parte dos educandos na disciplina de História é como isso interfere no ensino/aprendizagem da disciplina. Analisar o papel do professor, que além de auxiliar as crianças no seu desenvolvimento social, deve também ser capaz de criticar e procurar soluções para os diferentes problemas vivenciados no sistema educacional, através da mediação entre o ensino e aprendizagem dos estudantes, propiciar o desenvolvimento de práticas investigativas, com a elaboração e a execução de projetos, bem como a utilização de novas metodologias de ensino e de avaliação. O referido trabalho tem como objetivo analisar a trajetória da História como disciplina no currículo escolar, as lutas, derrotas e vitorias ao longo dos anos, bem como a influência que a mesma exerce na vida dos alunos e professores, destacando as principais dificuldades enfrentadas por ambos, ao mesmo tempo em que serão propostos novos caminhos com o intuito de auxiliar o ensino-aprendizagem transformando os educandos em sujeitos ativos no processo de construção do conhecimento (BARCA, 2005; LEE, 2001). Para a execução da pesquisa serão feitos levantamentos na bibliografia pertinente, comparando com a prática vivenciada em sala de aula, durante o período do Estágio Curricular Obrigatório, e as entrevistas que foram feitas com professores e alunos neste momento, será observada a opinião dos mesmos a respeito da disciplina, o que já mudou e o que ainda precisa ser modificado para melhorar seu desempenho, e se a mesma está cumprindo seu papel de formador de cidadãos críticos na sociedade. A metodologia adotada será em a revisão bibliográfica, em autores como Berutti e Marques (2009), Nikitiuk (2007), Nadai (1986), Barca (2005), Lee (2001), Schmidt e Cainelli (2009), Fonseca (2009) entre outros, e questionários estruturados aplicados aos alunos e professor regente.Downloads
Edição
Seção
Resumos dos Trabalhos Qualificados - 4º Ano