MISSA SERTANEJA: a saudade presente na missa sertaneja no município de Mara Rosa-GO
Resumo
Sair dos bancos universitários e adentrar aos diferentes ambientes educacionais significa muito mais que atuar em salas de aulas. É importante construir além de conhecimentos específicos da história, a valorização dos costumes herdados pelos nossos antepassados, revitalizando os valores sociais para uma constituição de uma consciência sobre as nossas origens. Diante de tal situação, surge como problemática onde uma sociedade urbanizada, que apresenta “saudade” dos costumes sertanejos. Analisaremos neste trabalho permanências de costumes ligados ao ambiente rural, mas que sobrevivem na cidade. Em específico, as chamadas missas sertanejas. A missa sertaneja valoriza estética ligada ao trabalhador do campo, agropecuarista. Utiliza paródia de músicas sertanejas de raiz. Junto a isso, outros elementos também são valorizados: carro de boi, berrante, cavalos, o ambiente entre outros. O objetivo dessa pesquisa é analisar essa busca e a valorização da cultura do sertão. Conseqüentemente, mostrarmos as raízes da cultura do homem sertanejo que vive na lida urbana e busca “por meio da saudade” relembrar sua identidade cultural. Em nosso trabalho, a saudade é uma forma de atualizar um tempo e uma cultura que é diferente da contemporânea, vivida no espaço urbano. O interesse em fazer essa narrativa, se concretizou ao vermos as missas celebradas pelo padre Junior Periquito na cidade de Mara Rosa-Go, que conta com a presença de várias pessoas da comunidade, e todas as canções relacionam-se à música de raiz sertaneja. As fontes que utilizaremos para esse trabalho serão imagéticas e áudios-visuais, como fotografias, gravações em DVD, filmagens feitas por nós, além de entrevistas. Além da história cultural que foi a que nos permitiu identificar a representação de determinada cultura em dado lugar e período, que em coerência nos ajudarão a repassar de maneira minuciosa e detalhada, todo o caminho percorrido para realizarmos esse trabalho de pesquisa. Referencial teórico-metodológico: História Cultural (Sandra Jatahy Pesavento e Roger Chartier) conceitos/categorias: representação saudade (Durval Muniz de Albuquerque Junior); análise de imagem (fotografias Maritne Joly; Sant’Anna) e imagem áudios-visuais; entrevistas (História Oral). Os resultados esperados são compreender as manifestações culturais que correm risco de serem descaracterizadas ou desaparecerem. Também potencializar a importância de continuarmos a incentivar tais expressões artísticas locais, a fim de conscientizar e fortalecer os laços num sentimento de identidade e cidadania do homem sertanejo que aqui ganha um caráter exploratório num estereotipo que sofre muito com a inversão de valores.Downloads
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Resumos dos Trabalhos Qualificados - 4º Ano