PORANGATU: a capital goiana do teatro e suas divergências culturais nos últimos 10 anos
Resumo
Porangatu: a capital goiana do teatro? Assim é vista a cidade por parte do poder público, que mediante essa concepção de capital de teatro pretende mostrar a sociedade em geral que o estado de Goiás é um grande incentivador de produções culturais. Nesse contexto o município de Porangatu é intitulado pela a Agência Estadual de Cultura Pedro Ludovico Teixeira – AGEPEL como grande pólo teatral. Ao contrário do que vem sendo propagado realidade encontrada é outra, há um grande número de “fazedores de teatro”, carentes de apoio cultural e financeiro, uma população em geral leiga sobre as artes cênicas que não concordam ou até mesmo não acreditam na formatação do único evento e ao mesmo tempo, a única ação desenvolvida diretamente pela AGEPEL - Mostra Nacional de Teatro de Porangatu - TeNpo. Segundo um levantamento feito pelo Grupo Teatral Trem de Doido durante a 9ª edição (2010) da Mostra de Teatro, a população que prestigiava o evento, demonstrou insatisfação com a programação de espetáculos, oficinas e seminários realizados durante o evento. Porangatu é um “produtor” de artistas de todas as áreas, principalmente no âmbito teatral, um pólo cultural que vê seus artistas surgirem e sumirem com a mesma rapidez. Diante destes fatos, pretende-se nesta pesquisa, apresentar a história do teatro em Porangatu nos últimos dez anos devido a realização do evento TeNpo, índice de artistas atuantes na área teatral, as necessidades de organização deste segmento cultural, além de conscientizar a Unidade Universitária de Porangatu a participar ativamente como fazedores locais de teatro e evidenciar as contribuições positivas e negativas do TeNpo para Porangatu e região. Esse estudo poderá auxiliar o desenvolvimento do segmento cultural supracitado, e com isso, colaborar com a comunidade acadêmica, bem como com instituições ligadas ao teatro e a cultura em geral (Secretaria Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Cultura, AMAR, APALE, Grupo Teatral Trem de Doido). Por este tema oferecer um campo muito amplo de pesquisa, far-se-á mediante pesquisa oral através de entrevistas e depoimentos de atores, comunidade em geral e políticos municipais. A pesquisa bibliográfica será realizada mediante investigação de documentos oficiais encontrados (relatórios, reportagens, histórico da mostra teatral) buscando sempre focalizar a importância do teatro e da cultura para a população, na formação da identidade dos indivíduos. Para tanto utilizaremos como referenciais teóricos: Peixoto (1980); Santos (2001); Zurzisse (2005).Downloads
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Resumos dos Trabalhos Qualificados - 4º Ano