PROLETÁRIOS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA, POR QUE NÃO?

Autores

  • Afonso Santos Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Porangatu-GO

Resumo

A escolha profissional é um dilema, pois é por meio do trabalho que garantimos as condições materiais de existência. Em uma pesquisa recente (SOARES, [s.d.], p.) identificou-se como fatores mais relevantes na escolha profissional: a possibilidade de ascensão financeira, a realização pessoal por conta da escolha profissional, o prestígio da classe trabalhadora, aptidão ou vocação para o trabalho pretendido, as oportunidades de mercado, entre outros. A priori, percebe-se que os fatores relevantes são essencialmente materiais. Partimos da hipótese que a licenciatura, não contempla de forma satisfatória os fatores de ordem material, o que compromete a escolha pela carreira docente. Assim, o presente trabalho tem como objetivo, analisar as relações entre a prática docente em história, e o interesse pela licenciatura face ao mercado de trabalho. Tendo como ponto de partida a analise das 3 fases de desenvolvimento do trabalhador docente em história: 1ª fase: pré-escolha profissional e seus implicadores; 2ª fase: momento da formação profissional, ou seja, na graduação em história e, por fim, a 3ª fase: momento da atuação profissional. Consideraremos também, como elementos importantes na escolha profissional pela história a influência dos elementos de ordem da representação social, uma vez que, partimos da hipótese que o imaginário acerca da docência, como a aptidão e a satisfação pessoal, têm forte influencia nos três momentos apontados anteriormente. Como referencial teórico, tem-se como ponto de partida o materialismo histórico dialético, em sua dimensão inglesa, uma vez que a Escola Marxista Inglesa, em particular E. P. Thompson, trabalha com os pressupostos base do materialismo histórico clássico, além de uma compreensão ampliada do conceito de modo de produção, levando em conta as revisões do determinismo econômico marxista, onde a superestrutura tem influencia retroativa sobre a infra-estrutura, tratando a esfera da cultura como parte do próprio modo de produção. O levantamento dos dados junto ao publico das três fases apontadas anteriormente será feito através de questionários semi estruturados com análise qualitativa. As fontes para desenvolvimento do presente trabalho serão as obras de Karl Marx a cerca do materialismo histórico dialético e de E. P. Thompson por considerar as questões de ordem cultural, entre outros trabalhos dedicados a pratica docente em história.

Biografia do Autor

  • Afonso Santos Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Porangatu-GO
    Estudante do 3º Ano do curso de História da Unidade Universitária da UEG de Porangatu-GO.

Edição

Seção

Resumos dos Trabalhos Qualificados - 3º Ano