PROFISSIONALIDADE DOCENTE: O PERFIL DO PROFESSOR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFG
Autores
Marcos Roberto Fernandes Filho
Unidade Universitária de Inhumas
Cibele Pimenta Tiradentes
UEG
Palavras-chave:
Profissionalidade. Autonomia. Saberes.
Resumo
O presente trabalho tem como foco a questão da profissionalidade do professor compreendida como um conjunto de habilidades, atitudes, valores e comportamentos, inerentes ao ser professor. Por se tratar de um processo de construção e reconstrução de saberes e do fazer docente, busca-se captar, no exercício da profissão, a possível relação com a autonomia docente. Para tanto, decidiu-se realizar um estudo de caso com uma professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. Os dados coletados, fundamentados na revisão bibliográfica e natureza qualitativa da investigação, permitiram analisar os depoimentos, tendo como base três temas: da profissionalização à profissionalidade docente; formação profissional e saberes docente e saberes e autonomia docente. A partir desses temas foi possível realizar um balanço crítico de como os professores agem, pensam e se articulam no espaço de trabalho, bem como os fatores que contribuem para a construção da sua autonomia.
Biografia do Autor
Cibele Pimenta Tiradentes, UEG
Professora da Universidade Estadual de Goiás e da Secretaria Estadual de Educação de Goiás.