PROFISSIONALIDADE DOCENTE: O PERFIL DO PROFESSOR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFG

Autores

  • Marcos Roberto Fernandes Filho Unidade Universitária de Inhumas
  • Cibele Pimenta Tiradentes UEG

Palavras-chave:

Profissionalidade. Autonomia. Saberes.

Resumo

O presente trabalho tem como foco a questão da profissionalidade do professor compreendida como um conjunto de habilidades, atitudes, valores e comportamentos, inerentes ao ser professor. Por se tratar de um processo de construção e reconstrução de saberes e do fazer docente, busca-se captar, no exercício da profissão, a possível relação com a autonomia docente. Para tanto, decidiu-se realizar um estudo de caso com uma professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. Os dados coletados, fundamentados na revisão bibliográfica e natureza qualitativa da investigação, permitiram analisar os depoimentos, tendo como base três temas: da profissionalização à profissionalidade docente; formação profissional e saberes docente e saberes e autonomia docente. A partir desses temas foi possível realizar um balanço crítico de como os professores agem, pensam e se articulam no espaço de trabalho, bem como os fatores que contribuem para a construção da sua autonomia.

Biografia do Autor

  • Cibele Pimenta Tiradentes, UEG
    Professora da Universidade Estadual de Goiás e da Secretaria Estadual de Educação de Goiás.

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Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Artigos