ENSINO FARMACÉUTICO: TRAJETÓRIA, REFLEXÕES E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DO FARMACÉUTICO

Autores

  • Patrícia Cardoso da Cruz Unidade Universitária de Inhumas
  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva UEG

Palavras-chave:

Diretrizes curriculares. Educação farmacêutica. Farmácia comunitária.

Resumo

O estudo busca discutir no atual contexto socioeconômico a formação do profissional em saúde, em especifico de farmácia. Nesse sentido objetiva identificar alguns desafios enfrentados no curso de farmácia a partir da proposta de formação para a atuação profissional na farmácia comunitária. A questão é se com a mercantilização do medicamento como mercadoria e não como resgate de saúde, esse profissional perde o valor de seu trabalho e a formação do profissional se volta para as forças do mercado? A metodologia utilizada neste estudo é a da pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e descritivo, a partir da revisão de literatura e o referencial compõe de estudiosos da área como, Votta (1965); Santos (1999), e o documento das Diretrizes Curriculares Nacionais que tem como objetivo analisar e interpretar o currículo do curso de farmácia e ainda as obras que retratam a história da formação profissional do farmacêutico. Diante disso, o estudo se propõe a repensar inicialmente a sua história profissional, as mudanças que foram feitas ao longo do tempo no seu currículo, na perda de sua identidade dentro da farmácia e então, a partir deste referencial teórico, compreender todo esse processo e o perfil do profissional do medicamento a ser formado. Conclui-se a atuação deste profissional na farmácia comunitária deve-se em grande parte ao ensino e formação deste profissional nas instituições de ensino superior. Para que a profissão farmacêutica retome o reconhecimento que merece, é necessário que o profissional se faça presente e que modifique a sua atuação diante da comunidade, mas, sem uma qualificação adequada, sem um perfil crítico, não poderá desenvolver ações que são próprias da sua profissão.

Biografia do Autor

  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva, UEG
    Pedagoga, especialista em Avaliação Institucional, mestre em Educação, doutoranda em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (UEG/UFRJ).

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Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Artigos