DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Autores
Livia Ramos de Souza Silva
Unidade Universitária de Inhumas
Marlene Barbosa de Freitas Reis
UEG
Palavras-chave:
Formação de Professores. Prática Pedagógica. Ensino Superior.
Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre as práticas pedagógicas existentes na educação superior e as relações mantidas entre essas práticas e a docência. Para o desenvolvimento de tal estudo, a pesquisa foi desenvolvida com os docentes e discentes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - UnU Inhumas, com os objetivos maiores de conhecer as concepções presentes na prática pedagógica desses docentes e analisar as influências da formação acadêmica dos professores na sua prática pedagógica enquanto docente universitário, formador de formadores. Para tanto, foram analisados e discutidos os resultados das entrevistas com os docentes e dos questionários com os discentes. O estudo teve grande importância no levantamento das principais questões que ocorrem no cotidiano da sala de aula e os resultados revelaram não existir nenhum projeto que prevê a oportunização de formação contínua aos docentes da unidade, visando, sobretudo, a formação pedagógica de tais docentes.
Biografia do Autor
Marlene Barbosa de Freitas Reis, UEG
Professora orientadora. Pedagoga, especialista em Planejamento Educacional, mestre em Educação (Universidad de La Habana – Cuba), doutoranda em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (UEG/UFRJ). Professora da Universidade Estadual de Goiás. Coordenadora do Curso de Docência Universitária (UEG/Inhumas).