CONFORTO TÉRMICO E DESEMPENHO ANIMAL DE BOVINOS LEITEIRO A PASTO SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE SOMBREAMENTO E A PLENO SOL
Palavras-chave:
Estresse térmico, ambiente térmico e diferentes condições de coberturaResumo
No Brasil está despertando um interesse especial na questão do bem-estar animal pelo fato do país ter destaque internacional em volume de produção e exportação e, mais do que isso, por possuir características, como clima favorável e espaço territorial, que permitem o estabelecimento de sistemas produtivos. O objetivo foi avaliar o ambiente térmico para bovinos leiteiro, criados sob diferentes condições de sombreamento e a pleno sol, por meio de índices de conforto térmico e constatar o desempenho animal. Este trabalho foi conduzido no estado de Goiás no município de Santa Helena de Goiás, no período de junho e julho de 2014. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado (DIC), com três tratamentos constituídos por cobertura de bambu, árvores isoladas e pleno sol, sendo cada tratamento com oito animais e cada animal uma repetição. Os valores obtidos dos índices de conforto térmico, indicam o possível estresse térmico para os bovinos, consequentemente afetando o seu desempenho animal.Downloads
Publicado
2018-09-25
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.