EFICIÊNCIA DO USO DE ÁGUA DO FEIJÃO CARIOCA IRRIGADO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO E CONVENCIONAL
Palavras-chave:
Irrigação, Rendimento, ProdutividadeResumo
O feijão e um dos alimentos mais consumidos e está presente na dieta dos brasileiros. O trabalho teve como objetivo principal avaliar a eficiência de água aplicada em diferentes laminas de irrigação e consequentemente a produtividade do feijão carioca. O experimento foi instalado no campo experimental da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás GO (18º03’S, 50º35’W e 572 m de altitude), o delineamento experimental realizado foi em parcelas subdivididas), com quatro repetições, sendo duas parcelas uma com e a outra sem cobertura morta na superfície, e as sub parcelas com 5 laminas de irrigação: 25, 50, 75, 100 e 125% da Evapotranspiração Real Diária (ERD). Conclui-se que no plantio direto a cultura do feijão proporcionou uma melhor eficiência no uso de água e consequentemente ou um maior rendimento de produtividade, a lâmina de 75 e 100 proporcionou melhores resultados tanto na eficiência como na produtividade, e com isso podemos concluir que a falta ou o excesso de água pode prejudicar no desenvolvimento da cultura.Downloads
Publicado
2018-09-25
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.