INFLUÊNCIA DE Alternaria alternata NA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DA UVA NIAGARA CULTIVADA NO SUDOESTE GOIANO
Palavras-chave:
Sólidos Solúveis Totais, Acidez Titulável, Requeima Foliar.Resumo
O objetivo deste trabalho condiz na avaliação da influência de Alternaria alternata na qualidade físico-química da uva Niágara cultivada no Sudoeste Goiano. O pomar localiza-se na fazenda Santa Helena, sob as coordenadas geográficas 17º 49’ 32,5” S, 50º 39’ 32,8” W, no município de Santa Helena de Goiás, ocupando uma área de aproximadamente 0,7 ha. Os frutos foram pesados, amassados, retirados às sementes e submetidos às análises, entre as uvas com e sem requeima foliar (Alternaria alternata). Comparou-se o comprimento, peso e largura de bagas, o teor de sólidos solúveis totais (SST), Acidez Titulável Total (ATT), em videiras com e sem requeima foliar. Concluiu-se que as uvas com requeima foliar não tiveram alteração em suas características físicas, porém, teor de sólidos solúveis totais reduziu consideravelmente, sendo inviável a comercialização destes frutos para o consumo in natura ou para o processamento.Downloads
Publicado
2018-09-25
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.