OS INGRESSANTES NA UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DE QUALIDADE

Autores

Palavras-chave:

processos seletivos, projetos pedagógicos, ingressantes, ações pedagógicas, formação de qualidade.

Resumo

Este texto pretende provocar a discussão da necessidade das IES - Instituiçõesde Ensino Superior considerar, nos Projetos Pedagógicos de seus Cursos, a realcondição de formação dos alunos neles ingressantes e planejarem e desenvolveremações que permitam atender à expectativa de qualidade na formação dos egressosdemandada pela sociedade. Desde o século passado, em especial a partir dos anos 1970,com a denominada democratização do ensino que se iniciou no antigo ginásio, hojeparte do ensino fundamental, passando pelo ensino médio, nos últimos anos estendeu-separa o Ensino Superior. O quantitativo de candidatos aumentou consideravelmente e omesmo aconteceu com a oferta de vagas no ensino superior e, apesar da LDB – Lei deDiretrizes e Bases da Educação 9394/96, das Diretrizes Curriculares Nacionais dosCursos emanadas do CNE - Conselho Nacional de Educação e de outros documentoslegais, aparentemente existe um descompasso entre a formação necessária,historicamente definida, para estar nos Cursos Superiores e a que apresentam os nelesingressantes. Esse movimento ampliou-se com o aumento de vagas ociosas,principalmente no ensino privado e, também, no ensino público com a adoção depolíticas de inserção social de reserva de vagas, denominadas cotas. O estudo daquestão pode contribuir para a construção de Projetos Pedagógicos, e correspondentesestruturas curriculares, pois ao aceitar a realidade dos alunos ingressantes, passariam aincorporar no seu fazer pedagógico, naturalmente, as ações de superação dasdificuldades e deficiências de formação trazidas dos níveis de ensino anteriores.

Biografia do Autor

  • Luis Carlos Ferreira Gomes, Universidade Estadual de Goiás
    Jornada Acadêmica

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Publicado

2016-06-21