AMBIENTE TÉRMICO EM GALPÃO AVÍCOLA COMERCIAL CLIMATIZADO LOCALIZADO NO INTERIOR DO ESTADO DE GOIÁS
Palavras-chave:
avicultura, conforto térmico, produção animal.Resumo
Objetivou-se avaliar o ambiente térmico em um galpão avícola comercialclimatizado, verificando a distribuição da temperatura ambiente em diferentes regiõesdo galpão, diferentes horários e em duas alturas. O experimento foi conduzido em umgalpão avícola localizado no município de Itaberaí – GO, entre os dias 3 a 25 defevereiro de 2010, compreendendo o 21º ao 43º dia de idade das aves. O galpão foidividido por meio de barreiras físicas em cinco seções e em cada seção foram coletadosos dados de temperatura por meio de sensores/registradores dispostos no centro de cadaseção em duas alturas (0,30 e 1,70m) por um período de vinte e quatro horas. Odelineamento utilizado foi o de blocos inteiramente casualizados, com parcelas subsubdivididas.Em termos de temperatura do ar os frangos de corte estiveram submetidosa condições térmicas ambientais favoráveis a manutenção da sua homeotermia. Asdiferenças de temperatura encontradas entre as seções, mesmo estas não tendocaracterizado estresse térmico, demonstram que o conhecimento do comportamento dasvariáveis térmicas ao longo do galpão pode auxiliar na prevenção de regiões críticas aprodução animal, como zonas de altas temperaturas.Downloads
Publicado
2016-06-21
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.