AVALIAÇÃO DE VAZÃO EMITIDA EM LINHA DE GOTEJADORES COM APLICAÇÃO DE DIFERENTES PRESSÕES DE SERVIÇO
Palavras-chave:
variação de pressão, vazão, irrigação localizada.Resumo
O trabalho teve a finalidade de analisar o desempenho de tubo gotejador deparede delgada com intuito de apontar a pressão de serviço adequada para uma melhoreficiência na distribuição de água. Em experimento montado com quatro linhas laterais de 25metros cada, com pressões de serviço (PS) variando em 2,5; 5,0; 7,5; 10; 12,5; 15; 17,5; e 20metros de coluna d’água (mca) foram evidenciados a questão de pressão de serviço e vazão(Q) indicada pelo fabricante do modelo de tubo gotejador de parede delgada, os dados foramdescritos em planilhas do Excel indicando as vazões para as demais PS com quatro repetições,resultando em valores excelentes para a uniformidade de distribuição ficando acima de 90%.Na comparação entre a menor e a maior pressão de serviço, nota-se um acréscimo aproximadode um litro por hora de irrigação, podendo considerar que com aumento da pressão para oreferido tubo neste estudo, pode reduzir satisfatoriamente o tempo de irrigação. O trabalhotambém conclui que a PS e Q indicada pelo fabricante pode ser ajustada de 10 mca para 12,5mca para se obter Q de 1,45 L h-1.Downloads
Publicado
2016-06-21
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.