SORGO SACARINO UMA ALTERNATIVA PARA A PRODUÇÃO DE ETANOL NO SUDOESTE GOIANO
Palavras-chave:
energia renovável, biocombustível, solução.Resumo
O objetivo do trabalho foi simular e analisar a viabilidade de produção desorgo sacarino para produção de etanol na entressafra da cana-de-açúcar em municípiosda região sudoeste goiano. Foram obtidos dados de área plantada e produção de etanoldas culturas de cana-de-açúcar e sorgo sacarino, estimou-se a produção de etanol pormunicípio, baseado nos indicativos de produtividade de etanol/ha. Simulou asubstituição de 10% das culturas temporárias em cada município que poderiam serplantados com sorgo sacarino, e estimou a produção de etanol deste. Analisou oincremento de produção de etanol para cada município proveniente da substituição deculturas temporárias por sorgo sacarino. Destaca-se que os incrementos de etanolproduzidos pela inserção dos plantios de sorgo seriam da ordem de 13,22, 19,55 e8,74%, para os municípios de Acreúna, Quirinópolis e Santa Helena de Goiás,respectivamente. Conclui-se que a cultura apresenta potencialidades de viabilidade naprodução de etanol nos municípios de Acreúna, Quirinópolis e Santa Helena de Goiás –Go.Downloads
Publicado
2016-06-21
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.