AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE PLANTIO MECANIZADO DE DUAS VARIEDADES DE CANA-DE-AÇUCAR
Palavras-chave:
brotação, perfilhos, gemas.Resumo
No cenário brasileiro a cultura da cana-de-açúcar (Saccharum spp.) tem sido uma dasmais importantes para o setor do agronegócio. O país é o maior produtor mundial decana-de-açúcar com seus derivados (açúcar e etanol). A região dos cerrados apresentapeculiaridades ambientais que a tornam distinta dos demais ambientes agrícolas doBrasil. O estado de Goiás surge no cenário nacional como a região onde á uma grandeárea para o crescimento e implantação da cultura. Entretanto, se não houvesse amodernização seria impossível aumentar a área de plantio e o aumento da produtividadecom maquinas eficiente tanto nas operações de plantio e na colheita. Ainda, há odesenvolvimento de novas tecnologias para o plantio mecanizado a fim de garantir opoder germinativo das gemas para que não haja danos às mesmas e, assim, não ocasioneperdas na brotação. A fim de avaliar a qualidade das gemas no plantio mecanizado, otrabalho foi conduzido nos talhões comerciais da Usina Floresta com as variedades RB-5054 e RB-5486 utilizando a metodologia de caminhamento em zig-zag. Foramanalisadas as gemas viáveis, gemas danificadas e porcentagem de danos nas gemas. Avariedade RB-5486 apresentou um total de gemas viáveis maiores que a variedade RB-5054, com pouca variação da porcentagem de danos as gemas, assim pode apresentarmelhor produtividade do canavial ao final do ciclo.Downloads
Publicado
2016-11-04
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.