ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA PARA PARTIDA DE MOTORES ELÉTRICOS DE CENTRÍFUGAS SEPARADORAS DE DESTILARIAS
Palavras-chave:
Automação, Soft-Starter, Inversores de Frequência.Resumo
Com o avanço da tecnologia, a automação do acionamento da partida dosmotores elétricos das centrífugas separadoras tornou-se necessário. Para que aautomação dessas máquinas seja realizada, o mercado eletrônico oferece duas soluçõespara minimizar os impactos causados pelos altos conjugados de corrente no momentodo acionamento que são as Soft-Starters e os Inversores de Frequência. Os objetivos doestudo são automatizar o sistema de acionamento dos motores das centrífugas, verificaratravés de testes comparativos qual é a chave mais viável para o acionamento do motorda centrífuga de acordo com a sua funcionalidade, e ao mesmo tempo o proteger,evitando manutenções e paradas na produção. O experimento foi realizado na UsinaSanta Helena de Açúcar e Álcool, foi utilizado um motor elétrico da marca Weg modeloW22X acionado por dois modelos de chaves de partida: Soft-Starter Weg SSW – 03 eInversor de Frequência Weg CFW – 09. Para obter a viabilidade técnica das chaves deacionamento, elas foram testadas de maneira prática, ligando-as de forma individual everificando o comportamento da chave, do motor e da centrífuga. Como resultado, foiverificado que o inversor de frequência é mais viável tecnicamente para o acionamentode centrífugas usadas na fabricação de Etanol, pois, a chave de partida Soft-Starter nãoapresentou comportamento satisfatório para o acionamento da centrífuga separadora,por cessar sua função de partida antes do tempo necessário para a máquina estabelecer arotação nominal, apresentando superaquecimento.Downloads
Publicado
2016-11-04
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.