ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTRÓFICO EM SANTA HELENA DE GOIÁS
Palavras-chave:
densidade do solo, densidade de partículas, porosidade total.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar as alterações naspropriedades físicas: densidade do solo, densidade de partículas e porosidade total, dosolo da área experimental. O trabalho foi conduzido em Santa Helena de Goiás - GOdurante o ano de 2012, o delineamento experimental empregado foi o inteiramentecasualizado, com 4 tratamentos e 6 repetições, os quais corresponderam e quatro áreas:área 1- cultivo convencional, área 2- pastagem, área 3- cultivo mínimo, área 4: área semcultivo e com intenso tráfego de máquinas; e duas profundidades: 0 - 20 cm e 20 – 40cm. As amostragens de solo foram realizadas no mês de Agosto de 2012. Os resultadosforam submetidos à análise de variância para avaliar os efeitos dos sistemas de manejo eprofundidade, e para as comparações das médias utilizou-se o teste de Tukey a 5 % designificância. Pelos resultados obtidos, observou-se que as diferentes áreas de cultivo dosolo promoveram alterações nas propriedades físicas: densidade do solo, porosidadetotal do solo e não afetaram a densidade de partículas. Não ocorreu variação estatísticadas propriedades físicas estudadas com as profundidades de amostragem.Downloads
Publicado
2016-11-04
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.