PROPRIEDADES FÍSICAS INDICADORAS DA QUALIDADE DO SOLO SOB DIFERENTES CULTURAS E SISTEMAS DE MANEJO
Palavras-chave:
densidade do solo, densidade de partículas, porosidade total.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar as alterações nos atributosfísicos: densidade do solo, densidade de partículas e porosidade total, em solo sob usode diferentes culturas e sistemas de manejo. O trabalho foi conduzido em Santa Helenade Goiás - GO durante o ano de 2011, o delineamento experimental empregado foi ointeiramente casualizado, com 5 tratamentos e 6 repetições, os quais corresponderam acinco áreas: cana- de– açúcar, pastagem, milho, sorgo, mata nativa; e duasprofundidades: 0 - 0,20 m e 0,20 – 0,40 m e o tamanho de cada área foi de 3 ha. Asamostragens de solo foram realizadas em duas épocas distintas: período chuvoso(março) e período seco (agosto). Os resultados foram submetidos à análise de variânciapara avaliar os efeitos dos sistemas de manejo e profundidade, e para as comparaçõesdas médias utilizou-se o teste de Tukey a 5 % de significância. Pelos resultados obtidos,observou-se que os diferentes sistemas de cultivo e manejo do solo promoveramalterações nas propriedades físicas: densidade do solo, porosidade total do solo e nãoafetaram a densidade de partículas.Downloads
Publicado
2016-11-04
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.