AS POTENCIALIDADES DO XADREZ PARA APOIAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Sérgio Eduardo Ferreira Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Lázaro Fernando Rodrigues Silva Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Palavras-chave:

Xadrez Escolar, Ferramenta de Aprendizagem e Educação Matemática,

Resumo

Este trabalho tem como finalidade apresentar as potencialidades do Jogo de Xadrez para o desenvolvimento dos alunos com relação à educação matemática e as características de aplicar ao ensino da matemática. O xadrez pode ser reconhecido como ferramenta educacional preciosa para a explanação de conteúdos matemáticos, para diferenciar as aulas de matemática. Contribuindo também no desenvolvimento da inteligência a habilidade para lidar com séries de raciocínios para resolver problemas. Ao compartir as contribuições do jogo de xadrez como uma complementação do ensino da matemática traz uma proposta da aplicação do lúdico nas aulas e especificamente em uma escola de rede pública na cidade de Santa Helena de Goiás, tendo-o como ferramenta de aprendizagem para apoiar a disciplina no ambiente na escola. O uso do xadrez pode auxiliar a prática pedagógica, despertando o interesse, explorando o potencial, o desenvolvimento de atitudes positivas no processo ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Sérgio Eduardo Ferreira, Universidade Estadual de Goiás

    Jornada Acadêmica

  • Lázaro Fernando Rodrigues Silva, Universidade Estadual de Goiás

    Jornada Acadêmica

Downloads

Publicado

2016-11-04