INGLÊS INSTRUMENTAL: ESTRATÉGIAS DE LEITURA

Autores

  • Carla Cristina Rodrigues Leal Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Palavras-chave:

habilidades e estratégias de aprendizagem, , compreender.

Resumo

Ler é se envolver com a sociedade. Através da leitura de textos em outra língua, o aluno amplia o conhecimento de mundo, repertório vocabular, lexical e cultural, ampliando sua comunicação oral e escrita. Há diversas dificuldades na leitura e comunicação em língua inglesa que podem ser superadas através de estratégias especificas, como a utilização de técnica de pré, durante e pós leitura, habilidades de “scanning”, “skimming”, entre outras, que promovem e desenvolvem o conhecimento intelectual e de mundo do aluno, incluindo seu repertório adequando-se linguisticamente no vocabulário da norma culta, e na compreensão das variações linguísticas, ou seja, termos idiomáticos, e assim, sabendo comunicar-se em diferentes contextos linguísticos. Portanto, a proficiência leitora na língua inglesa é tão útil quanto falar em inglês, principalmente no mercado de trabalho. Este estudo tem como justificativa apresentar estratégias e métodos de aprendizagem que contribuem para preparação e melhoria do desenvolvimento intelectual e educacional, tanto na língua inglesa quanto na língua materna, e para a efetivação deste, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que visa identificar métodos para o ensino de leitura em língua estrangeira. Os objetivos desse trabalho é procurar e reconhecer possíveis soluções às dificuldades da leitura e conversação em língua inglesa, identificar os melhores métodos para o ensino-aprendizagem e desenvolver habilidades de aprendizagem utilizando-se de técnicas diferenciadas para maior compreensão oral e escritas. Os resultados obtidos são discutidos com os conceitos e princípios bibliograficamente tratados por diversos teóricos.

Biografia do Autor

  • Carla Cristina Rodrigues Leal, Universidade Estadual de Goiás

    Jornada Acadêmica

Downloads

Publicado

2016-11-04