MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA AO ENSINO DE FÍSICA
Palavras-chave:
Metodologia de ensino, Ensino de Física, Modelagem do Pêndulo SimplesResumo
Atualmente muitas pesquisas na área da educação buscam aprimorar métodos de ensino, propondo alternativas para os problemas relacionados com o ensino e a aprendizagem. Uma tendência que tem se destacado é a Modelagem Matemática segundo a qual o aluno deve ser um agente ativo no processo de sua formação e desse modo tornando-se um cidadão reflexivo crítico e atuante na sociedade. A partir deste conceito propomos a modelagem do movimento de um pêndulo simples oferecendo aos alunos situações de aprendizagem contextualizada com realidade, através da realização de um experimento físico no qual os alunos poderão interagir, na montagem da experiência, coletando as medidas, discutindo e expondo suas opiniões, buscando relacionar aspectos teóricos com as observações da prática.Downloads
Publicado
2016-11-04
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.