O CAPITAL INTELECTUAL E A GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO VANTAGEM COMPETITIVA: ESTUDO DE CASO EM UMA USINA DE AÇUCAR E ÁLCOOL DA MICRORREGIÃO SUDOESTE GOIANO
Palavras-chave:
gestão – conhecimento - capital intelectual - vantagem competitivaResumo
Este trabalho aborda o capital intelectual e a gestão do conhecimento como base fundamental para alavancagem da competitividade organizacional. O conhecimento é apresentado como recurso econômico e princípio norteador na geração deste capital, bem como a organização e o trabalhador do conhecimento que estão presentes no contexto da sociedade do conhecimento. Como objetivo, tem-se a pretensão de apresentar propostas para identificar, gerenciar e disseminar o capital intelectual e o conhecimento gerado dentro da organização, promovendo a transformação desse material intelectual bruto em capital intelectual, como garantia de uma trajetória de crescimento e desenvolvimento para a organização e seus colaboradores, alcançando vantagem competitiva. A metodologia utilizada inicialmente foi à pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de material já elaborado, com conceitos e princípios de autores que estudam a gestão do conhecimento, disponíveis em livros, sítios, revistas e artigos científicos. Foi aplicado aos gestores um questionário contendo questões fechadas e abertas visando possibilitar o levantamento do grau de alinhamento da organização com o tema tratado. Assim foi possível identificar que a organização estudada demonstra pouca experiência na gestão de conhecimento, não sendo uma prática constante na construção das estratégias e no aproveitamento de seu capital humano. Entretanto é importante ressaltar que os gestores estão cientes da importância da gestão do capital intelectual e trabalhando para aplicabilidade deste novo modelo de gestão.Downloads
Publicado
2016-11-04
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.