O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM ENVOLVENDO CONCEITOS E CÁLCULOS DE ARÉA DE FIGURAS PLANAS
Resumo
Este trabalho é um relato de experiência vivenciada no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), vinculado a UEG – Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás. O programa é desenvolvido na Escola Estadual José Serafim Azevedo, no município de Santa Helena de Goiás – GO, com alunos da segunda fase do ensino fundamental. Observando a dificuldade e a necessidade de se trabalhar a geometria, o principal objetivo deste trabalho foi de levar conceitos e cálculos de áreas de figuras planas de forma dinâmica e concreta para os alunos do 8º ano. Do ponto de vista da formação do professor, objetivo principal foi o de verificar as vantagens que a utilização do software GeoGebra, como instrumento do processo de ensino-aprendizagem poderá trazer tanto ao professor quanto ao aluno. Foram desenvolvidas aulas de reforço de geometria, focando nos conteúdos básicos de geometria plana, como o reconhecimento dos conceitos primitivos, cálculos envolvendo ângulos e estudo de polígonos. Para analisar o conhecimento dos alunos, realizou-se uma avaliação diagnóstica para obter dados sobre a profundidade dos conhecimentos obtidos durante o período, seguido de atividades realizadas no laboratório de informática utilizando o software, onde foi apresentado o GeoGebra e realizado algumas construções no mesmo, a fim de, exemplificar os conceitos e propriedades aprendidos em sala anteriormente com auxilio do software. Após a realização do trabalho, verificou-se que no decorrer das aulas os alunos se interessavam mais com diferentes recursos didáticos assim com o uso do software GeoGebra.Downloads
Publicado
2016-11-04
Edição
Seção
relato de experiência
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.