A UTILIZAÇÃO DA LENTILHA D´ÁGUA (Lemna minor) E DO PEIXE GUARU (Phalloceros caudimaculatus) COMO BIOINDICADORES NA ECOTOXICOLOGIA
Palavras-chave:
Impacto ambiental, contaminação, morte de bioindicadores, diuron.Resumo
É notória a importância de se preservar o ecossistema aquático, pois nos últimos anos a poluição deste ecossistema tem aumentado, em razão do crescimento e do avanço industrial e agrícola. O trabalho foi realizado no NEPEAM - Núcleo de Pesquisas Ambientais em Matologia, do Departamento de Fitossanidade, localizado na UNESP – Universidade Estadual Paulista Câmpus de Jaboticabal. Foram desenvolvidos testes de toxicidade aguda com o peixe guaru (Phalloceros caudimaculatus) e com a macrófita aquática lentilha d’água (Lemna minor) potenciais organismos bioindicadores, avaliando a toxicidade do herbicida diuron do grupo das uréias substituídas, muito utilizado no Sudeste Goiano, principalmente no município de Ipameri, no controle de plantas daninhas do algodão (Gossypium hirsutum). O herbicida foi considerado tóxico para a lemna bem como para o guaru.Downloads
Publicado
2016-11-04
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.