ANÁLISES FÍSICAS DE LARANJAS COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA DE GOIÁS
Palavras-chave:
Citrus sinensis (L) Osbeck, preferência do consumidor, rendimento de calda.Resumo
O experimento foi conduzido no Laboratório de Química localizado na Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás no município de Santa Helena de Goiás, no mês de setembro de 2013, com o objetivo de avaliar as propriedades físicas das laranjas comercializadas no município de Santa Helena de Goiás. O delineamento experimental empregado foi o inteiramente casualizado, constituídos por cinco tratamentos e quatro repetições. Cada tratamento corresponde a doze laranjas de cinco estabelecimentos, onde, as amostras de laranjas foram adquiridas aleatoriamente. No laboratório de química foram analisados os parâmetros físicos: peso, diâmetro longitudinal e transversal, espessura da casca, número de sementes e rendimento de calda. Os resultados foram submetidos à análise de variância, utilizou-se o teste de Tukey a 5 % de significância. Verificou-se que as amostras de laranjas apresentam diferentes propriedades físicas entre os estabelecimentos de comercialização.Downloads
Publicado
2016-11-04
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.