APLICAÇÃO DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DO BIOFERTILIZANTE URINA DE VACA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATE
Palavras-chave:
Solanum lycopersicum, resíduo, fertilizante orgânico.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a aplicação de diferentes concentrações do biofertilizante urina de vaca sob o desenvolvimento vegetativo de mudas de tomate da variedade Gaúcha. O experimento foi conduzido em casa de vegetação localizada na Unidade Universitária de Santa Helena de Goás – UEG, em bandejas de polietileno expandido (isopor) de 128 células preenchidas com substrato comercial. O experimento foi instalado em delineamento blocos casualizado (DBC), com quatro repetições/blocos e 7 tratamentos os quais consistiram de: controle (água deionizada) e suspensões aquosas de urina de vaca nas concentrações: 3, 6, 9, 12, 15 e 18%, ambas formadas um volume de calda de 100 mL por parcela. Efetuou-se uma única aplicação de cada diluição da urina através de uma bomba manual, aos sete dias após a semeadura do tomate (cv. gaúcha). As avaliações foram realizadas aos 20 dias após a aplicação da urina de vaca. Foram avaliados os seguintes parâmetros: altura de planta (cm), massa verde da parte aérea (g) e massa seca da parte aérea (g). Os resultados forma submetidos à análise de variância pelo teste F à 5% de significância, logo após foi aplicado o teste de regressão para comparação entre as médias. Verificouse que a aplicação de urina de vaca na forma de pulverização promoveu respostas significativas aos parâmetros vegetativos: altura de plantas, massa verde e seca da parte aérea. O modelo de regressão que se ajustou aos dados foi o linear. Os resultados demonstraram que a urina de vaca pode ser empregada como biofertilizante de grande potencial na produção de mudas de tomate.Downloads
Publicado
2016-11-04
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.