AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFUNGICA DA CERVEJA EM MORANGOS (Fragaria vesca L.)
Palavras-chave:
leveduras, fungos, conservação.Resumo
O fruto do morangueiro, o morango, possui uma vida de prateleira estimada em sete dias, sendo assim, um produto de rápida perecibilidade. A comercialização do produto e a disponibilização ao consumidor são limitadas e o uso de recursos para prolongar à vida útil de prateleira dos frutos é vasto. O processamento dos alimentos minimiza as perdas póscolheita, contudo estudos adicionais podem identificar novos métodos de conservação do produto. As aplicações de leveduras antagonistas com potencial killer, além de não deixar resíduos químicos, podem reduzir a proliferação dos fungos que degradam o fruto e causam seu apodrecimento. Por pertencer ao Reino Fungi, as leveduras possuem características semelhantes aos fungos, e, podem controlar o desenvolvimento e proliferação dos fungos. Com o objetivo de investigar a eficiência de um método novo para conservar morangos por períodos de tempo maiores foram formados quatro grupos de cinco morangos cada, os quais receberam os seguintes tratamentos: 100 % água; 75 % água + 25 % de cerveja; 50% água + 50 % de cerveja e 100 % cerveja por 24 horas de imersão. Após 8 dias utilizou-se como parâmetros de análise de dados o teste de firmeza dos frutos, peso de cada fruto e tempo para deterioração final. Observou-se que os frutos que ficaram emergidos por 24 horas na solução de 100% de cerveja apresentaram, ao final, maior porcentual de firmeza e menos deterioração. Também se constatou que, ao longo do experimento, as amostras submetidas a solução somente com água, levou menor tempo para se deformar.Downloads
Publicado
2016-11-04
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.