AVALIAÇÃO DE HÍBRIDOS DE SORGO SACARINO NA PRODUÇÃO DE ETANOL NA REGIÃO SUDOESTE GOIANO
Palavras-chave:
Energia renovável, Biocombustível, cerradoResumo
Sorgo (Sorghum bicolor L. Moench) é nativo da África e algumas variedades atuais são originárias do continente africano, é da família das gramíneas, nos diferentes tipos: granífero, forrageiro e sacarino. Quanto ao teor de sólidos solúveis, medida indireta para aferição do teor de açúcar, verifica-se que os valores do sorgo sacarino são equivalentes aos encontrados na cana-de-açúcar. Diante disso o objetivo desta pesquisa foi avaliar as características agronômicas e produtivas de nove híbridos de sorgo sacarino, plantadas em duas épocas na região de Santa Helena de Goiás, GO. O delineamento foi em blocos casualizados em esquema fatorial 2x9, com três repetições, sendo duas épocas de plantio, 05 e 22 de janeiro de 2013 e, nove híbridos comerciais de sorgo sacarino (T1:Monsanto1, T2:Monsanto2, T3:Monsanto3, T4:Monsanto4, T5:CR-1111, T6:CR1108, T7:CR-1114, T8:CR-1113, T9:BRS- 506). Todas as variáveis avaliadas foram tabuladas em planilhas e submetidos a pelo teste Tukey, ao nível de 5% de significância, para todas as variáveis avaliadas. Todos os cultivares apresentaram boa adaptabilidade e respostas produtivas na região de Santa Helena de Goiás, GO, com bom potencial para produção de etanol. Verifica que a época 1 (5 de Janeiro de 2013) teve resultados muito superiores para todas as características produtivas para os nove cultivares de sorgo sacarino avaliados. Os cultivares que tiveram melhores resultados na época 1 foram: o CR-1113 (T8), seguido das quatro variedades da monsanto 1, 2 3 e 4. Na época 2 (22 de Janeiro) o cultivar que melhor se destacou foi a BRS 506.Downloads
Publicado
2016-11-04
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.