QUALIDADE DE MUDAS DE TOMATE INDUSTRIAL PRODUZIDAS COM BIOFERTILIZANTE Bokashi
Palavras-chave:
Bokashi, Biofertilizante, Tomate (Solanum lycopersicum)Resumo
O tomate produzido em Goiás está em expansão, sendo o maior produtor de tomate industrial do Brasil, cerca de 78,2% do produto é processado industrialmente. Os dez maiores municípios do estado que produz o produto em toneladas são: Cristalina 19.6, Morrinhos 17.1, Itaberaí 11.4, Orizona 3.9, Rio Verde 3.5, Palmeiras de Goiás 3.5, Silvânia 3.5, Turvânia 3.1, Luziânia 3.0, Montividiu 2.7. Com está expansão a produção de muda de tomate industrial de qualidade se faz necessária a região sudoeste goiana. O bokashi é um composto com alto potencial para ser utilizado como biofertilizante na produção de mudas de tomate industrial. No entanto, doses muito elevadas não são indicadas devido a sua composição. Sendo assim, o objetivo deste estudo é avaliar o desenvolvimento inicial de mudas de tomate industrial (massa fresca, massa úmida, altura de mudas, comprimento de raiz, número de folhas) sob diferentes doses (0, 1, 3, 6, 9 % v/v) do biofertilizante bokashi, em ambiente protegido, em Santa Helena de Goiás – GO. Por meio deste estudo chegou-se à recomendação de uma dose ótima de 2,91% (v/v) do volume total de substrato comercial utilizado na produção da muda de tomate industrial, a qual proporcionará um bom desempenho de muda no que tange ao seu desenvolvimento da parte aérea e do sistema radicular.Downloads
Publicado
2016-11-04
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.