Implicações da Formação Integral na ação docente

Autores

  • Luis Duarte Vieira
  • Carla Cristina Rodrigues Leal UEG

Palavras-chave:

Processo, dimensões, escola

Resumo

A educação básica, no Brasil, assume a formação integral como princípio norteador do processo de ensino-aprendizagem. Diante da opção e da necessidade de processos formativos integrais o presente artigo se debruça sobre o seguinte problema: “quais as implicações da formação integral para a ação docente? ”. Parte da hipótese que diz: se a educação se pauta pela formação integral, então, as dimensões dessa formação têm muito a dizer para a ação docente. Portanto, o presente artigo, apresenta as cinco dimensões da formação integral – personalização, integração, dimensão mística, conscientização e capacitação técnica – e analisa as implicações dessas na sala de aula e no fazer docente. Uma escola que faça a opção pela formação integral terá seu cotidiano alterado em gestos simples e pequenos. Essa opção contribuirá na formação de homens e mulheres críticos, cuidantes, felizes, protagonistas, conscientes e comprometidos, mas só acontecerá se for abraçada por professores, alunos, equipe gestora e pedagógica, pais e comunidade escolar. 

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Publicado

2018-09-21