Implicações da Formação Integral na ação docente
Palavras-chave:
Processo, dimensões, escolaResumo
A educação básica, no Brasil, assume a formação integral como princípio norteador do processo de ensino-aprendizagem. Diante da opção e da necessidade de processos formativos integrais o presente artigo se debruça sobre o seguinte problema: “quais as implicações da formação integral para a ação docente? ”. Parte da hipótese que diz: se a educação se pauta pela formação integral, então, as dimensões dessa formação têm muito a dizer para a ação docente. Portanto, o presente artigo, apresenta as cinco dimensões da formação integral – personalização, integração, dimensão mística, conscientização e capacitação técnica – e analisa as implicações dessas na sala de aula e no fazer docente. Uma escola que faça a opção pela formação integral terá seu cotidiano alterado em gestos simples e pequenos. Essa opção contribuirá na formação de homens e mulheres críticos, cuidantes, felizes, protagonistas, conscientes e comprometidos, mas só acontecerá se for abraçada por professores, alunos, equipe gestora e pedagógica, pais e comunidade escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.