O analfabetismo funcional de estudantes que concluíram o Ensino Médio e ingressaram em uma faculdade

Autores

  • Bruna Nayara Silva Gomes Universidade Estadual de Goiás (UEG)-Câmpus Santa Helena de Goiás
  • Carla Cristina Rodrigues Leal Universidade Estadual de Goiás (UEG)-Câmpus Santa Helena de Goiás

Palavras-chave:

conhecimento, educação, alunos

Resumo

Este estudo mostra sobre as dificuldades na interpretação textual e na realização de cálculos matemáticos que afetam no desenvolvimento de estudantes que concluíram o Ensino Médio e como isso interfere naqueles que estão estudando em um Curso Superior, podendo ocasionar prejuízos nas carreiras profissionais dos mesmos, e com isso descobre-se a necessidade de uma educação de qualidade. O objetivo geral desse estudo é conhecer se há relação do analfabetismo funcional com o grande número de desistências dos alunos nas universidades. A metodologia aplicada nesse trabalho foi a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso com aplicação de questionários em todas as turmas do 1º período do Ensino Superior, e também para os professores que ministram matérias relacionadas à Língua Portuguesa e Matemática da Universidade Estadual de Goiás. O analfabetismo funcional é uma realidade da educação que precisa ser retratada, de modo que mostre a importância dos conhecimentos gerais para os estudantes universitários.

Biografia do Autor

  • Bruna Nayara Silva Gomes, Universidade Estadual de Goiás (UEG)-Câmpus Santa Helena de Goiás
    Eu sou acadêmica do Curso Superior de Licenciatura em Matemática.
  • Carla Cristina Rodrigues Leal, Universidade Estadual de Goiás (UEG)-Câmpus Santa Helena de Goiás
    Docente do Curso Superior de Licenciatura em Matemática.

Downloads

Publicado

2018-09-21