UTILIZAÇÃO DA FOTOINTERPRETAÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO DA COBERTURA DO SOLO NO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA DE GOIÁS
Palavras-chave:
Uso/ocupação do solo, Fotointerpretação, Imagem georreferenciada.Resumo
Objetivou-se com o presente trabalho utilizar as técnicas de fotointerpretação para a identificação de uso e cobertura do solo por meio da geotecnologia. Este estudo, também proporcionará a criação de uma base de dados sobre a área. Para identificação da área foram utilizados alguns elementos de reconhecimento, tais como: a tonalidade fotográfica relativa, cor, textura, padrão e a associação de aspectos. A imagem foi obtida a partir do Google Earth, no ano de 2010, a qual corresponde a carta de Rio Verde, ou ainda a nomenclatura SE22-X-C-IV, com escala de 1:100000. Após a aquisição da imagem em formato TIFF, a mesma foi georreferenciada no software QGIS v.2.8, permitindo assim a visualização e digitalização das classes temáticas, a partir da imagem digital. A região analisada corresponde entre os municípios de Rio Verde, Santa Helena de Goiás e Santo Antônio da Barra, localizada próxima a uma usina de processamento de cana-de-açúcar. Com a edição vetorial no software QGIS foi possível caracterizar as classes de uso do solo e calcular suas respectivas áreas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.