IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BASE DE DADOS PARA AQUISIÇÃO, TRATAMENTO E DISPONIBILIDADE DE DADOS METEOROLÓGICOS EM UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Palavras-chave:
Estação, meteorologia, Arduino.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a estrutura e a integração de hardware e software para o desenvolvimento de uma base de dados meteorológicos. Com o passar dos anos a estação meteorológica existente na UEG- campus de Santa Helena de Goiás se degradou, tornando algumas de suas funcionalidades incompatíveis ou até inexistentes, com o desenvolvimento do projeto de implementação de uma base de dados na substituição desta alguns fatores foram melhorados, com uma nova arquitetura e novos equipamento ainda acrescentados e a quase completa substituição as informações que antes não saiam da própria estação agora podem ser visualizadas dentro da universidade. A antiga estação tinha como foco auxiliar o curso de Engenharia Agrícola em projetos de pesquisa, atividades de campo ou projetos de extensão. Com a utilização da placa de Arduino Mega os dados são coletados dos sensores e enviados via uma conexão de rede sem fio para um computador dentro do campus, retornando os dados em forma de gráficos ou relatórios a partir do software Pentaho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.