INFLUÊNCIA DO TAMANHO DE SEMENTES E TRATAMENTO NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA
Palavras-chave:
Ricinus communis, Fungicida, BioestimulanteResumo
O presente trabalho teve como objetivo verificar o efeito do tamanho e tratamento das sementes de mamona, de dois genótipos, na qualidade fisiológica das mesmas. O ensaio foi conduzido em laboratório de sementes e leito de areia em estufa utilizando um delineamento em blocos casualizado em esquema fatorial 4 x 2 x 2 (tratamentos x tamanhos de sementes - peneiras 8 e 9 mm x genótipos) com quatro repetições. Avaliou-se a germinação, índice de velocidade de germinação, emergência, o índice de velocidade de emergência, comprimento e massa de matéria seca de parte aérea e raiz. Sementes de menor tamanho (8 mm) do genótipo 103 tiveram menor porcentagem de germinação e índice de velocidade de germinação. Sementes de maior tamanho (9 mm) apresentaram maiores porcentuais de emergência, índice de velocidade de emergência, comprimento e massa de matéria seca de parte aérea, assim como sementes não tratadas mostraram este mesmo comportamento para as variáveis avaliadas. O tratamento com bioestimulante apresentou efeito positivo no comprimento de raízes das plântulas.Downloads
Publicado
2018-09-21
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.