AVALIAÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NAS VARIÁVEIS BIOFÍSICAS POR MEIO DO SENSORIAMENTO REMOTO
Palavras-chave:
Mudanças, Monitoramento, MODIS, TRMM.Resumo
O sensoriamento remoto é uma ferramenta que possibilita o estudo de diversas informações e características da superfície terrestre sem o contato direto com o objeto de estudo (NOVO, 1999). Através do sensoriamento remoto é possível verificar as diversas mudanças do uso do solo, utilizando as técnicas de fotointerpretação, e por isso, possibilita avaliação das alterações nas variáveis biofísicas. Este trabalho teve por objetivo avaliar o impacto da mudança do uso do solo nas variáveis biofísicas no município de Santa Helena de Goiás. A área de estudo compreende o município de Santa Helena de Goiás abrangendo extensa área de grande heterogeneidade de uso e ocupação do solo e cobertura natural. A escolha das áreas para o estudo se deu por meio da sobreposição de dados de áreas de desmatamento com as novas áreas de cana-de-açúcar, soja, milho e pastagens. Fica comprovado que a transição cobertura natural por pastagem, cana-de-açúcar, culturas anuais faz- se com que as variáveis biofísicas assumam valores que causem impactos negativos para a região de estudo. O comportamento da temperatura da superfície e índice de vegetação para cana-de-açúcar e pastagem foram semelhantes.Downloads
Publicado
2018-09-21
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.