SEGMENTAÇÃO DE ÁREAS URBANAS E RURAIS EM IMAGENS DE SATELITES
Resumo
Atualmente, graças às novas tecnologias na área de processamento de imagens, é possível obter representações digitais das áreas diretamente dos satélites, captadas através do sensoriamento remoto, uma tecnologia que utiliza da radiação encontrada na superfície terrestre que é captada através de sensores nos satélites, gerando uma imagem. A partir deste ponto, as imagens captadas são segmentadas, ou seja, são subdivididas em partes e depois passam pelo processo de limiarização, que consiste em selecionar ou separar o objeto em questão que será utilizado para estudo. O projeto visa utilizar estas imagens para diversos estudos, como por exemplo, a delimitação de áreas urbanas e rurais, o monitoramento de áreas de proteção ambiental, e o planejamento de novas áreas para urbanização e reservas naturais, solucionando vários problemas que não tinham solução antes do surgimento desta tecnologia, abrindo caminho para novos estudos e pesquisas nesta área que está em constante crescimento até os dias atuais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.